top of page

Vantagens da terceirização da limpeza em condomínios

A prática dos cuidados com a limpeza e conservação do local é indispensável para preservar a saúde de moradores, visitantes ou funcionários. Decidir-se pela contratação direta ou terceirização dos serviços de limpeza em condomínio requer uma análise sobre o tema. Afinal, ambos têm suas vantagens e suas desvantagens.

A terceirização do serviço de limpeza consiste na contratação de uma empresa especializada para que esta te forneça o funcionário. Trata-se, portanto, de um contrato civil com a empresa, e não de um contrato de emprego com o funcionário. Essa forma de terceirização é aceita pela legislação trabalhista e pelo TST.

Já na contratação direta, o condomínio pode optar pelo contrato de emprego com o colaborador ou optar por, esporadicamente, contratar um diarista.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre as vantagens de contratar uma empresa especializada para a limpeza e outros serviços em condomínios.

Mão de obra qualificada para os serviços do condomínio

Uma das primeiras vantagens é a mão de obra qualificada, ou seja, os profissionais já têm o perfil necessário, bem como a orientação e o treinamento adequado para ocupar suas funções.

É importante ressaltar que todo o treinamento destes colaboradores é de responsabilidade da empresa terceirizada, que acompanha e capacita seus funcionários a fim de oferecer um serviço de qualidade para o empreendimento.

Mais economia para o condomínio

Profissionais dedicados à limpeza já vêm capacitados pela empresa que os contrata – ocorrendo a redução com treinamentos. Além disso, eles geram economia em termos de gastos com seguridade social, tributos e outros encargos trabalhistas.

Em linhas gerais, um projeto de terceirização do serviço de limpeza deve significar pelo menos 20% de redução de custo.

Obrigações e questões trabalhistas

Ao contratar uma empresa terceirizada para a limpeza do condomínio, o síndico fica livre do eSocial e suas obrigações acessórias.

Outra grande vantagem da terceirização de serviços é a redução de risco com questões jurídicas de cunho trabalhista.

Atenção! É importante verificar se a empresa de terceirização está em dia com suas obrigações e há alguns documentos que podem ser solicitados para verificação.

Otimização de tempo do síndico

Um dos maiores desafios do síndico é gerenciar a equipe de funcionários do condomínio de forma que a execução seja feita com a eficiência esperada. Desde acompanhar o desempenho de funcionários no dia a dia, capacitá-los para que estejam alinhados com a cultura do condomínio e lidar com qualquer eventualidade que possa surgir.

A contratação de uma empresa terceirizada para a limpeza do condomínio reduz a carga de atribuições, garante mais tempo e menos preocupação para o síndico.

Escala de trabalho e funcionários bem estruturados

A escala de trabalho e dos funcionários é feita pela empresa terceirizada. Caso o colaborador falte por qualquer motivo ou até mesmo esteja cumprindo férias, a empresa providencia outro funcionário para cobrir o outro colaborador.

Sendo assim, não existirá nenhum prejuízo ao condomínio em relação à limpeza. Além do síndico não ter que se preocupar com essas circunstâncias e substituição do colaborador da limpeza.

Comments


Av. Sete de Setembro, 3561 Cj. 06 - Rebouças - Curitiba - Paraná - 80250-210 - Brasil

© 2020 por Morus Gestão de Condomínios

bottom of page