Procedimentos de segurança para condomínios
- Morus Gestão de Condomínios
- 8 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Infelizmente, a escalada da violência nos grandes centros urbanos tem tirado o sono de muitas pessoas. A busca por segurança nos obrigou a procurar opções de proteção para morar e até mesmo trabalhar. Neste sentido, é perceptível o crescente aumento na busca por imóveis em condomínios no país.
Em muitos condomínios se observa a existência de um sistema de segurança satisfatório. Porém, a falta de procedimentos adequados traz impactos negativos no dia a dia dos moradores e dos colaboradores.
A segurança do condomínio depende de um bom plano de segurança, fundamentado nas avaliações de riscos e ameaças, além do treinamento adequado dos funcionários, principalmente porteiros.
Assim, este post abordará 4 procedimentos essenciais de controle de acesso em condomínio. Com eles, você conseguirá aumentar e muito a segurança condominial!
Cadastro de moradores
Para evitar que ladrões entrem se passando por moradores, é importante para a segurança de condomínio que se cadastre todos os ocupantes do imóvel. Isso contribui também para outras questões como a pré-autorização de visitantes, registro da entrada e saída desses moradores, além da entrega de cartas e encomendas.
Controle de acesso de prestadores de serviço
Ao passar seus próprios dados para cadastro, o morador deverá comunicar também os dados e horários de trabalho de seus prestadores de serviços regulares ou funcionários (por exemplo, empregadas domésticas, diaristas, babás, jardineiros).
Controle de acesso de visitantes
Para resguardar a segurança condominial, é importante que se siga para os visitantes (amigos, familiares, namorados) os mesmos passos do procedimento para o controle de acesso de prestadores de serviços esporádicos.
Controle de acesso para entregadores de mercadoria
Entregas de pequeno volume:
Como exemplo de mercadorias de pequeno volume, tem-se o delivery de refeições, flores, remédios e artigos de padaria.
Em condomínios residenciais verticais, os entregadores deste tipo de mercadoria deverão aguardar do lado de fora do condomínio, mantendo-se os portões fechados. O porteiro deverá avisar o condômino por interfone sobre a presença do entregador, solicitando a sua presença na portaria para retirar a mercadoria.
Entregas de volumes maiores:
Quando as entregas são de volumes maiores, como é o caso dos botijões de gás e galões de água, o recomendado é fazer um cadastro, verificar a documentação do profissional, confirmar se o pedido foi realizado pelo condômino e monitorar o percurso e tempo em que o entregador permanece nas dependências do condomínio.
Ao considerar o exposto ao longo deste artigo, constata-se que a adoção de procedimentos de controle de acesso e treinamento dos porteiros pode melhorar e muito a segurança condominial. Para auxiliar nessa questão, indicamos a Oz Segurança para consultoria e/ou desenvolvimento de projetos de segurança condominiais.
Comentários