Portaria remota x Portaria presencial
- Morus Gestão de Condomínios
- 9 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr. de 2021

Se você tem/mora em um condomínio seja ele residencial ou comercial, a segurança vem em primeiro lugar, certo?
Com os avanços tecnológicos, muitos condomínios precisam se adaptar à nova realidade. A iniciativa também proporciona a modernização na rotina do condomínio que passa a acompanhar a evolução do setor imobiliário ao implementar a portaria remota para automatizar o acesso ao condomínio.
Este assunto gera dúvidas quando se trata de portaria presencial e portaria remota, como funcionam, quais são as diferenças entre os serviços e qual é mais indicada para cada caso. Por isso, hoje vamos falar sobre os dois serviços e as principais diferenças entre os tipos de portaria.
A portaria presencial é um serviço tradicional e possui a demanda de profissionais que devem estar presentes na empresa ou condomínio. O porteiro é responsável por atender os visitantes via interfone, controlar as entradas e saídas, receber encomendas e delivery, além de supervisionar manutenções contratadas pelo síndico.
A presença de porteiros para controle de acessos aos condomínios ainda é bastante utilizada. Além da relação direta com os moradores, ter uma pessoa disponível na entrada do prédio, em alguns casos, facilita a comunicação de visitantes com os moradores.
As suas principais vantagens:
1 - Rapidez no atendimento a visitantes e prestadores de serviço;
2 - Possibilidade de integração do serviço do porteiro com o monitoramento dos espaços de convivência do prédio por meio de um circuito fechado de TV;
3 - Disponibilidade de alguém para receber correspondências e encomendas e ainda controlar entradas e saídas do condomínio;
4 - Quando a equipe de portaria é contratada via empresa de segurança terceirizada, o porteiro pode ter o recurso de acionar um botão de pânico que agiliza a comunicação com serviços de segurança e saúde em caso de riscos ou ameaça.
Já a portaria remota é controlada por uma central de segurança, por isso não precisa de funcionários no local protegido. Funciona também por meio de um interfone, onde o operador controla as entradas e saídas, chegadas de visitantes, encomendas, entre outros. Tem as obrigações de uma portaria presencial, porém com mais vantagens.
A portaria remota, diferente da portaria presencial, oferece proteção do patrimônio e das pessoas nas 24 horas do dia, 7 dias da semana. As entradas e saídas são todas controladas, já que um profissional sempre estará a postos na central de monitoramento.
O custo-benefício da portaria remota também é muito mais atrativo em comparação com a portaria tradicional. A economia que traz para o condomínio é muito maior, além do síndico não precisar contratar funcionários e arcar com todos os encargos trabalhistas.
A segurança remota é garantida também por meio das tags que os moradores têm para entradas e saídas, além do controle para entrada de veículos. Os visitantes, entregadores ou delivery serão atendidos pela central de monitoramento, através do interfone, e adentrarão ao condomínio somente com a permissão do morador.
A escolha entre as duas modalidades de portaria vai depender da segurança e economia que precisa. Tanto a portaria presencial e como a portaria remota possuem suas vantagens, então dependerá das necessidades e tamanho do condomínio para analisar qual é a mais indicada.
Comments