Importância da atualização de cadastro dos moradores
- Morus Gestão de Condomínios
- 3 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

O cadastro de moradores no condomínio é um dos pontos mais importantes para controle e segurança do local. Esse controle de acesso se tornou muito importante devido aos grandes problemas de insegurança e de crescimento dos condomínios, sendo muito interessante a ideia.
Com as constantes visitas, entradas e saídas de moradores, essa medida para cadastro de moradores no condomínio é bastante efetiva e serve como uma medida preventiva de segurança, sendo bem vista pela grande maioria dos síndicos e moradores.
O cadastro é um documento simples de uso do condomínio. Nele é identificado cada morador e em qual local elas moram. Existem dois tipos de cadastros (preferencialmente armazenados em um sistema de controle de acesso):
Básico: contém o nome do morador principal, de seus dependentes e possíveis prestadores de serviço vinculados à moradia. Esse registro fica na portaria;
Completo: além dos dados acima, nele constam os números dos documentos pessoais. É de uso exclusivo do síndico ou administrador, pois tem uma função gerencial das informações.
Por que é importante manter esse cadastro atualizado?
1. Bom andamento da administração
O sucesso de uma boa administração de um condomínio está na comunicação que é estabelecida entre os condôminos e o síndico. E o primeiro passo é saber onde encontrar cada um dos moradores, assim, você poderá encaminhar os comunicados e, caso necessário, até mesmo as multas para a pessoa certa. Isso evita problemas e a insatisfação do pessoal.
2. Recebimento de encomendas e correspondências
A cada dia cresce o numero de entregas de encomendas em casas. Essas encomendas e correspondências precisam ser entregues para quem foram destinadas. Para evitar confusões é necessário o condomínio possuir um cadastro atualizado e assim garantir que esse produto chegue até a pessoa correta.
3. Aviso de imprevistos
No caso de vazamento de gás ou água dentro de uma unidade se faz necessário avisar o morador. Nestas situações é preciso entrar em contato com o responsável imediatamente, sendo fundamental o cadastro atualizado para conseguir comunicar o ocorrido.
4. Prevenção de roubos e fraudes
Infelizmente, ninguém está imune a ações de ladrões. Alguns até mesmo chegam ao ponto de se vestir como prestadores de serviço para burlar toda a segurança do local e fazer arrastões, trazendo prejuízos. Manter o cadastro atualizado também contribui para que a sua solução de controle de acesso funcione de modo efetivo.
5. Redução de custos
Manter um cadastro de moradores atualizado também auxilia na redução de custos do condomínio. Isso por que será possível contar com menos pessoas na portaria para executar o trabalho. Isso faz com que o controle de acesso seja ainda mais rápido e vantajoso para a administração do síndico.
Baixe nosso modelo de formulário para atualização cadastral de moradores.
תגובות