Como lidar com os serviços delivery em condomínio?
- Morus Gestão de Condomínios
- 22 de fev. de 2021
- 3 min de leitura

Dentre outras mudanças, a pandemia de Covid-19 provocou um significativo aumento das atividades comerciais com serviço delivery. Em decorrência da necessidade de isolamento social, o consumo de alimentos e diversos outros produtos em domicílio cresceu e esse fluxo pôde ser percebido ao longo dos últimos meses nos condomínios.
Afinal, como conviver com entregadores diariamente e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos condôminos? Essa é uma questão cada vez mais comum entre os síndicos que, por sua vez, devem desenvolver estratégias para conscientizar colaboradores e moradores acerca do assunto.
Medidas de segurança para delivery em condomínio
Seja pela preocupação com a violência ou em função da comodidade, fato é que cada vez mais as pessoas têm optado por receber produtos em casa. O delivery em condomínio garante que os moradores estejam a salvo de ações criminosas nas ruas. Porém, é essencial se preocupar também com a segurança interna. Desse modo, cabe ao síndico identificar as ações mais adequadas, de acordo com a realidade condominial.
As normas legais que tratam do assunto são rasas e não trazem diretrizes de como lidar com a questão. Segundo a Lei Federal 6.538, art. 22, “os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores, porteiros, zeladores ou empregados são credenciados a receber correspondências endereçadas às unidades, respondendo por seu extravio ou violação”.
Portanto, é responsabilidade do síndico estabelecer os critérios a serem adotados no condomínio. Algumas medidas que podem ser implementadas são:
Estabelecer regras na convenção e regimento interno
O primeiro passo para garantir a segurança do delivery em condomínio é estabelecer critérios claros na convenção ou regimento interno, a serem seguidos por todos os condôminos. Ou seja, determinar se é proibido o acesso de entregadores, em que casos é possível receber um fornecedor, entre outros. Assim, todos ficam conscientes sobre direitos e deveres relacionados ao assunto.
Designar um funcionário interno para as entregas
Para oferecerem mais comodidade aos moradores, ao mesmo tempo em que promovem a segurança, alguns condomínios têm optado pela contratação de funcionários específicos para a função. Nesse caso, um colaborador fica responsável pelo recebimento de todas as encomendas e entregas de porta em porta, sem que o morador precise sair do apartamento.
Investir na comunicação interna
Um dos aspectos mais importantes a serem contemplados quando se trata de delivery em condomínio é a conscientização de moradores. Afinal, ainda é comum encontrar resistência de alguns condôminos em relação às medidas de segurança adotadas.
Para contornar a situação, o síndico deve investir em uma comunicação interna eficiente, que demonstre constantemente a importância de seguir as condutas estipuladas. Além disso, o assunto deve estar na pauta das assembleias, de modo a relembrar a importância das ações entre os condôminos.
Avisar sobre entregas agendadas
Uma ação que pode facilitar os processos na portaria é o aviso de moradores quando houver entregas agendadas. Isso não se refere apenas à entrada de algum entregador, mas também a prestadora de serviços, como os de telefone e internet, por exemplo. Nesse caso, além de alertar o porteiro, o condômino deve fornecer o protocolo da chamada para tornar a liberação mais segura.
Evitar o contato do porteiro com os entregadores
O contato direto entre os funcionários da portaria e os entregadores deve ser evitado ao máximo. Isso porque a maioria das ações criminosas em condomínios ocorre por esse acesso. Para garantir que o delivery em condomínio não seja uma armadilha, outra ação do porteiro deve ser a identificação correta do destinatário da entrega e da empresa para a qual foi feito o pedido.
Cadastrar entregadores de volumes maiores
Quando as entregas são de volumes maiores, como é o caso dos botijões de gás e galões de água, fica complicado ao morador receber a encomenda na portaria e transportar até a unidade. Para esses casos, uma boa saída é fazer um cadastro de uma ou no máximo duas empresas autorizadas a entrar no condomínio.
Ainda assim, algumas estratégias de segurança devem ser realizadas. Entre elas estão verificar a documentação do profissional, confirmar se o pedido foi realizado pelo condômino em questão e monitorar o percurso e tempo em que o entregador permanece nas dependências do condomínio.
Como você pôde comprovar, algumas estratégias simples podem tornar o delivery em condomínio mais seguro a todos os moradores. Com as ações colocadas em prática, resta aproveitar toda a facilidade que o serviço traz ao cotidiano atribulado da maioria das pessoas.
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