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Benefícios do treinamento e capacitação de funcionários


O treinamento e capacitação de funcionários é uma prática adotada pelas empresas para aumentar o desempenho da equipe e potencializar os resultados diários. Esse elemento de gestão não poderia ficar de fora dos condomínios.

Para que um condomínio funcione “a todo vapor” os funcionários devem ser capacitados e estarem preparados para atender os moradores em todas as situações. Além disso, os colaboradores precisam dominar os processos internos para garantir uma rotina segura e eficiente. No entanto, muitos condomínios enfrentam grandes problemas com funcionários desmotivados, despreparados e desinteressados.

É neste momento que o síndico deve agir. Gerenciar a equipe de colaboradores é uma das funções mais importantes que um síndico assume. Afinal, ele é o principal responsável por manter o funcionamento de um condomínio.

Para que serve a gestão de funcionários do condomínio?

A gestão de funcionários é o desenvolvimento de estratégias para garantir o funcionamento e melhorar o trabalho realizado no condomínio.

O bom gerenciamento dos colaboradores visa:

  • Melhorar a qualidade da equipe de profissionais

  • Aumentar o bem-estar e satisfação dos moradores

  • Valorizar os funcionários

Mesmo que o condomínio contrate uma empresa de serviços terceirizada, ainda é papel de o síndico realizar a gestão dos funcionários. Inclusive, a atividade é considerada uma das atribuições do gestor.

Uma vez que uma das obrigações do síndico é zelar pela preservação das áreas comuns do condomínio, gerir os funcionários a fim de garantir a conservação é uma das principais responsabilidades do síndico.

Como fazer a gestão de funcionários?

  • Defina regras

Gerir uma grande quantidade de funcionários não é uma tarefa muito simples. Por isso é aconselhável que o síndico desenvolva regras, termos e condições para os colaboradores.

É importante ressaltar que os condomínios possuem características distintas, como a quantidade de moradores, número de apartamentos, tamanho das áreas comuns etc. Tendo tudo isso em vista, não existe uma fórmula que deve ser seguida e aplicada por todos. Cada empreendimento é único e possui especificidades. Esteja aberto ao diálogo e entenda a realidade do condomínio.

  • Comunique-se

A comunicação é uma arma poderosa. O síndico deve dialogar com a equipe de funcionários sempre que possível para entender as demandas condominiais e solucionar eventuais problemas que possam afetar o desempenho do colaborador.

A comunicação permite desenvolver estratégias de atuação dos funcionários para melhorar os serviços. Além disso, ela estimula o envolvimento do trabalhador porque mostra que ele cumpre uma função essencial para o condomínio aumentando seu comprometimento.

  • Treine sua equipe

Quando o condomínio opta pela contratação da equipe de funcionários – e não pela terceirização da equipe de serviços – é preciso que o síndico dedique um tempo para realizar o treinamento destes contratados assim que eles iniciam as atividades no condomínio. O treinamento ajuda a familiarizar o profissional com a rotina de trabalho do condomínio e a entrosá-lo com o restante da equipe. Isso reflete em uma adaptação mais rápida.

No caso dos porteiros, por exemplo, a responsabilidade vai muito além de apenas controlar o acesso. O porteiro cumpre um papel fundamental para a segurança preventiva. Por isso é indispensável a preparação do profissional.

Em condomínios que contratam empresas para prestação de serviços, o treinamento dos profissionais fica a cargo da instituição. No entanto, é dever do síndico orientar os colaboradores sobre a rotina e demais pontos fundamentais para o exercício da função.

Durante o período de treinamento, o síndico precisa introduzir os manuais de trabalho, as regras definidas e o regimento interno do condomínio. É recomendado também que os funcionários sejam apresentados aos moradores, para que os condôminos sintam-se seguros.

  • Avalie os profissionais

É dever de o síndico conferir o andamento da rotina do condomínio e isso inclui analisar a atuação dos funcionários. Manter um bom relacionamento com seus colaboradores ajuda na hora de um feedback.

Lembre-se também que a avaliação não pode ser um “julgamento” em que somente as críticas negativas têm peso. Elogiar os pontos positivos do trabalho faz com que o colaborador sinta-se prestigiado e tudo isso se reflete na melhoria da atuação no condomínio como um todo.

  • Crie e gerencie a rotina de trabalho

Tanto o síndico morador quanto o síndico profissional são encarregados por garantir o funcionamento das atividades do condomínio, então nada mais natural de que seja de sua responsabilidade instituir uma rotina de trabalho para os funcionários.

Definir horários de rondas e a limpeza das áreas comuns, por exemplo, deve fazer parte de um cronograma criado pelo síndico – que pode e deve ser elaborado em parceria com os próprios funcionários – a fim de estabelecer uma rotina eficiente.

Para isso é possível criar um checklist de atividades que devem ser realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente pelos funcionários e acompanhar o dia a dia dos colaboradores. É uma maneira de manter a qualidade dos serviços, orientar os funcionários e desenvolver um bom relacionamento com estes profissionais.

Todas estas ações quando bem executadas garantem o bom convívio no condomínio e ajudam, inclusive, a valorizar o empreendimento. Para auxiliar nessa questão, indicamos a Oz Segurança para desenvolvimento de projetos de treinamento e capacitação de funcionários.

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