4 lições que 2020 trouxe aos condomínios
- Morus Gestão de Condomínios
- 4 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

É fato que o ano de 2020 impôs grandes desafios a todos os brasileiros e, no contexto dos condomínios, especialmente aos síndicos. Como lidar com situações completamente novas e resolver problemas sem precedentes? Sem fórmulas prévias, todas as pessoas tiveram que tomar decisões frente às dificuldades causadas pela crise sanitária da pandemia do Coronavírus e, aos poucos, foi construindo um “novo normal”, com erros e acertos, mas repleto de aprendizados.
Com o início de um novo ano, é necessário fazer um balanço do saldo positivo do ano anterior. Sim, porque nem tudo foi negativo. Mesmo os períodos de maior turbulência sempre têm algum legado a deixar e é preciso ter humildade para aprender com eles e estar aberto a melhorar atitudes no futuro. Aqui, com sugestão de moradores de condomínios e alguns síndicos, listamos algumas lições que o ano de 2020 pode ensinar. Confira:
Ter uma reserva financeira é primordial – Essa premissa se aplica em vários âmbitos, tanto para o condomínio, quanto para a vida particular. Durante a quarentena, infelizmente, muitas pessoas passaram por sérios “apertos”, como demissões e outras instabilidades com sua renda e isso trouxe impactos aos condomínios, fazendo crescer a inadimplência grandemente em boa parte deles. Devido ao ineditismo da crise e excepcionalidade do cenário, alguns chegaram a recorrer aos seus fundos de reserva, porém há condomínios que estão sempre no vermelho, nunca poupam, e esses fizeram um percurso complicado neste ano.
O síndico precisa ser bem informado – Ao longo de 2020, fomos acompanhando vários desdobramentos da crise sanitária do Coronavírus: desde a sua instalação no Brasil, a evolução nos estados, os vários decretos locais, as divulgações científicas sobre forma de contágio e também de prevenção, as orientações sobre reabertura. O fluxo de informações foi intenso, com novidades surgindo a cada dia, e os síndicos foram muito cobrados em relação a isso. Nunca antes foi tão importante manter-se antenado às notícias dia a dia, para poder fazer uma gestão segura.
O condomínio deve ter canais de comunicação – Este terceiro item é complementado pela explicação anterior de que as novidades fluíram em uma velocidade bastante intensa neste ano. Avisos, proibições, recomendações, protocolos que passaram a ser instituídos... Todas essas informações práticas precisam de um canal de comunicação eficiente para serem transmitidas e o meio virtual é, atualmente, o mais eficaz para isso. Condomínios que não possuem contatos atualizados de seus condôminos sofreram para instituir uma comunicação eficiente no período mais fechado da quarentena, já que toda interlocução presencial precisou ser evitada.
A união faz a força – A frase é clichê, mas é verdadeira. Os momentos de adversidade servem para demonstrar como é importante fazer do condomínio mais que um espaço físico onde pessoas são obrigadas a conviver pelo fato de compartilharem alguns espaços comuns, mas um ambiente de comunidade, em que haja cooperação e ajuda mútua em situações de necessidade. Isso ficou refletido em diversos casos que se espalharam pelo Brasil de moradores jovens fazendo compras de mercado e farmácia para vizinhos idosos, por exemplo.
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